quarta-feira, 21 de março de 2012

DISCIPULO UM SEGUIDOR CONVICTO.

João 8:31.
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”.
João 15:14 - “Vós sereis meus discipulos/amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.
DISCIPULO E DISCIPULADO.

DISCIPULO – Seguidor
O dicionário da lingua portuguesa define como:
“Aquele que estuda; aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos; SEGUIDOR disposto a dar prosseguimento ao traalho (de seu mestre); seguidor devotado (das idéias, conselho ou exemplo de outro); seguidor convicto de uma idéia, uma virtude,um ideal etc”.
Discipulo era a palavra favorita de Jesus para aqueles cujas vidas estavam ligadas intimamente com à DELE.
A Palavra grega que traduz discipulo é “mathetes”, é usada 269 vezes nos Evangelhos de Atos, e significa, literalmente, pessoa afiada, ensinada, treinada e aperfeiçoada.
“Três características de umdiscipulos de Jesus: Não tem planos próprios. Olha apenas emuma direção. Não se deixa vencer”. A. W. Tozer.
DISCIPULADO – Processo
Discipulo ao lado. “De si, para o lado”
“Discipulado é vida na vida”. Ray Fairchild
No processo de discipulado, você recebe e dá... recebe e dá...
Discipulado – “É um processo por meio do qual um discipulo investe-se intencionalmente em outros discipulos para que tornem mais semelhantes a Cristo,vivam as ordenanças biblicas e cheguem a ser discipulos multiplicadores” (Lifeway)
CUIDADO! NÃO SEJA UM “MAR MORTO”!

Jesus dita as regras para quem deseja ser seus discipulos ou “seus seguidores”.
-  Se vós permanecerdes na minha palavra”
-  se fizerdes o que eu vos mando”
Jesus define DISCIPULO de três maneiras:

1. Envolvidos continuamente com a Palavra de Deus. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. João 8:31

2. Dá a sua vida pelos outros. “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu
os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:34-35

3. Permanece diariamente em uma união frutifera com Cristo. “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.João 15:4-5

CONCLUSÃO
O discipulo precisa estar identificado continuamente com o MESTRE para que: “VIVA A SUA VIDA ATRAVÉS DELE” Ray Fairchild
O disicipulo precisa estar dia a dia RECEBENDO E COMPARTILHANDO!

Há um hino que diz: “Seguir a Crsito não é sacrificio” – realmente não será sacrificio para o Discipulo que segue com convicção os ensinos do seu MESTRE e está pronto a compartilhá-lo com outros.
Adaptado: Pr.Ozéas Dias Gomes
Fonte: DiscipuladoSitemático - Pr. Elmiro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!