sexta-feira, 30 de março de 2012

O DISCÍPULO E A MULTIPLICAÇÃO DA VISÃO.

2ª Timóteo 2:1 e 2
“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros”.
O relacionamento do Apostolo Paulo com Timóteo é o exemplo mais efetivo sobre o exercício do discipulado. A intenção do apostolo era fazer de Timóteo um líder capacitado para passar a visão da multiplicação de vidas salvas.
Os servo do Senhor que eram liderados pelo Pastor Timóteo precisavam frutificar na pregação da salvação e multiplicar a visão do discipulado na vida de cada novo crente.
No texto acima (2Tm.2:1, 2). Revela-nos três principais objetivos na vida do discipulo multiplicador:
- Forças concedida pela graça que há Jesus.
- Prontos para dar ouvido aos ensinos recebidos.
- Capacitados para compartilhar a fé com outros que sejam capazes de dar continuidade à tarefa de um dsicipulodor genuino.

Nesses três principais objetivos identificamos o cumprimento da Grande comissão.
 “A grande comissão não e educação exclusiva do domingo, e nem de manutenção de sua fé. Ela é educação diária, transformadora e multiplicadora” (Elmiro)
COMO MULTIPLICAMOS A VISÃO?

1. Testificando de um novo estilo de vida - ela é educação diária

Discipulamos outros testificando do nosso modo de viver o evangelho.

Compartilhamos a graça de Jesus, manifestada e experimentada pelo discipulo como estilo de vida  (Na linguagem das redes sociais “Compartilhar para que o outra possa curtir”).

Nos educamos diáriamente atrevés da nossa pratica da vida devocional, e precisamos nos exercitar diariamente nos serviços prestados ao Senhor no Seu Reino.

Nos fortalecemos na graça em Jesus para ser instrumento de Deus na vida de outros multiplicando a visão do discipulado cristão.

“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus”.

2. Discipulando novos discipulostransformadora

Quando pensamos em transformação de vidas, focamos quase exclusivamente na vida de pessoas que precisam conhecer a Jesus como Seu Salvador! Sim esta preocupação é legitima: O pecador precisa ser transformado em um salvo.

Mas também é verdadeira a enfase que precisamos dar foco à transformação na vida de muitos crentes que ainda não cumprem com a sua missão dada por Jesus: “IDE E FAÇAM”.

 As coisas que ouvimos da Palavra, precisam ser compartilhadas para transformação de vidas, e possam servir com alegria ao Senhor, com seus dons e talentos.

“E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas”.

3. Equipando discipulos para discipularem outrosmultiplicadora

Seremos discipuladores dos crentes cpacitando-os para que possam cumprir com o seu dever de discipular!

A Educação constinuada é um desafio para todos os que desejam se equipar para ensinar outros a fazer discipulos.

Na pratica como acontece o discipulado? Um dscipulador equipa dez novos dsicipulos, cada um dos dez tornam-se discipuladores na vida de outros dez. ASSIM POR DIANTE!

Paulo revela no texto as características indispensáveis para ser um discipulador: Ser encontrado fiel e capaz de ensinar a outros.

“confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros”.
APLICAÇÃO
Multiplicamos a visão do discipulado para garantir a construção de vidas discipuladoras capacitadas a ser bênção na vida das outras pessoas. Além de contribuirmos para o crescimento qualitativo, e consequentemente o crescimento quantitativo da igreja.
Discipulamos como estilo de vida – quando nos sentimos parte da missão: Ir e pregar o evangelho.
Discipulamos novos discipulos – quando somos usados por Deus para ser intrumento de transformação da vida do pecador em novas crituras salvas para servir ao Senhor.
Equipamos discipulos – quando nos colocamos a serviços do Senhor na multiplicaçao da visão do discipulados na vida dos crentes que são responsáveis em produzir novos discipulos para a igreja do Senhor Jesus.

Adaptado por:Pr. Ozéas Dias Gomes
Fonte: Discipulado Sistemático - Pr. Elmiro Oliveira

Um comentário:

  1. sou missionaria radical da igreja batista, neste ano de campanha de missões nacionais, vou a fazer a minha primeira apresentação numa igreja sozinha e seu estudo tem sido muito útil para preparar a minha pregação já que sou estrangeira e vcs me ajudaram a desarrolhar a ideia.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!