segunda-feira, 19 de março de 2012

ORDENS SÃO PARA SER OBEDECIDAS.

Marcos 16:15
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Mateus 28:19-20
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Quando fazemos parte de uma empresa ou estamos submissos a alguma hierarquia temos o dever ético de obedecer as ordens dos nosso superiores, a desobediência poderá acarretar alguma reprimenda.

Aqui estamos tratando de obedecer as ordens do Senhor Jesus: "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, ...pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:29-30

Precisamos obdecer as duas ordens de Jesus:

“IDE” = Evangelização ou Missões
“FAÇAM” = Educação ou Discipulado
Na pregação sobre o Grande Mandamento aprendemos que o exercício do discipulado depende da visão do relacionamento que temos para com Deus. “Ame a Deus: de todo o coração, de toda a alma, de todas as forças, e todo o entendimento/mente”.  E tambem depende da visão do relacionamento que temos com  nosso próximo. “Ame o teu próximo como a si mesmo” Marcos 12:28-31.
É obedecendo o Grande Mandamento que nos capacita a pratica das duas ordens: IDE e FAÇAM:

1.  “Portanto, vamos...” Jesus ensina sobre como deve ser o modo de viver do discipulador.O texto noseu priginal expressauma Ação Contínua. Ele fala de um modelo sem treguas e sem nenhuma desculpas. O crente está indo, anunciando, testemunhando, pregando e conclamando os pecadores ao arrependimento e à fé.

Marcos 1:14-15: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”.

2.  “E Façamos...” É uma ordem. É uma obrigação, não tem desculpa ou transferência. É o resultado da nossa intimidade com Ele.

Mateus 4:19: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”. É dever do evangelista acompanhar a pessoa nova convertida, como um novo ser em Cristo, discipulando-o imediatamente à sua conversão. Ganhar e não discipular é irresponsabilidade espiritual

3.  “Discipulos...” Os discipulos pertencem a Jesus e devem ser ganhos para ELE. A Igreja é de Cristo, chamada de “Corpo de Cristo”. Os discipulos devem existir em Função de Jesus Cristo, o Cabeça da Igreja. Portanto os discipulos devem ser ganhos para ELE.

Os discipulos não são seus. Jesus não divide a sua glória com ninguém. Ele não tem concorrentes na liderança de Seu Reino

Discipulo é igual a seguidor – Os discipulos seguem a Jesus Cristo “O Mestre”.

João 15:14 - “Vós sereis meus “amigos/discipulos” se fizerdes o que eu vos mando”

4.  “De Todas as Nações...” Quando lemos o texto de Atos 1:8, entendemos exatamente o que Jesus quis dizer com a afirmativa “De todas as nações”.

“...e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”

Essa é a vontade de Deus ajuntar para si discipulos que o adorem e o sirvam de todas as raças e nações.

Apocalipse 5:6-14 – “De todas as tribos, povos, linguas e nações”.

5. “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo...” Batizar é uma ordem do Senhor Jesus Cristo que a igreja precisa cumprir.

O batismo é em nome trindade e deve ser ministrado às pessoas convertidas, que reconhecem apenas Jesus Cristo. Ele é o único caminho (João 14:6).

Origem do verbo Batizar – no original grego “baptizo” é traduzido literalmente por mergulhar, imergir, submergir.

Segnificado – transmite a lição que o discipuo está sendo inserido no corpo de Cristo (Cofirir com Romanos 6:1-4; Colossenses 2:9-12; 1º Corintios12:13).

6. “Ensinando-os a obedecer o que lhe ordenei...” O discipulador estará sempre crescendo, obedecendo e adquirindo visão da Palavra de Deus e do seu Reino. A ordem aqui é indiscutível é requer obediência total, radical e incondicional.

É compromisso do crente discipular/ensinar uma ou mais pessoas que estejam ao seu alcance. Não discipular é perder a oprtunidade de ser usado por Deus para fazer novos discipulos e ajudá-los crescer e ser capacitados para continuar a produzir novos discipulos.

Conclusão

Obedecer as ordens do Senhor “IDE” e “FAÇAM” é compromisso de todo crente para que frutifiquem em novos discipulos.
Entender que a Ordem parte do Senhor Jesus é Ele espera que sejamos obedientes a qualquer preço.


Adaptado: Pr.Ozéas Dias Gomes
Fonte: DiscipuladoSitemático - Pr. Elmiro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!