quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONSELHOS PRATICOS PARA VIDA MINISTERIAL E DA IGREJA.

II Timóteo 2:2 – “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.
Atos 2:42, 44, 46 e 47
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
==========================================================
Primeiro o Apóstolo Paulo traz à memória de Timóteo os ensinamentos recebidos que deveriam ser interiorizados e passado a diante a todos na igreja.
Segundo Lucas registra no livro de Atos dos Apóstolos o perfil da Igreja dos sonhos de Deus. O texto de Atos 2:44 e 47 é a expressão da legitima Unidade da Igreja.
Destas duas abordagens queremos focar os Conselhos para nossas vidas ministeriais e relacionamentos na Igreja do Senhor Jesus Cristo.
1.      Valorizar o que ouvimos e aprendemos de nossos líderes. “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste”. 2Tm.2.2 a.
É agradável e edificante quando colocamos em prática os ensinos que recebemos dos nossos lideres. Sou grato a Deus porque recebi ensinamentos que marcaram a minha vida que foram transmitidos pelos meus pastores e líderes durante a minha infância, juventude e até hoje procuro me orientar pelos ensinos dos líderes que Deus tem usado para orientar-me.
Se desejarmos ter êxito em nossos ministérios é necessário valorizar aquilo que ouvimos e recebemos dos nossos conselheiros sobre a nossa pratica de vida cristã – doutrinária – bíblica, defendida por nossa denominação à Luz dos ensinos da Palavra e em especial do Novo Testamento.
2.      Identificar e envolver aqueles que serão nossos companheiros de jugo.confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos” 2Tm2.2 b.
O trabalho que o Senhor deseja realizar precisa ser através de muitas mãos.
Nós Líderes da Igreja do Senhor devemos identificar e envolver homens e mulheres dispostos a pagar o preço da sua fidelidade no serviço do Senhor.
Homens e mulheres que se mostram idôneos, e capacitados para o serviço cristão, e que demonstram preparo para desenvolver os dons recebidos do Senhor no ministério da Igreja do Senhor Jesus.
3.      Capacitar novos crentes, eles querem ser ouvidos e fazer parte das atividades da igreja. “para também ensinarem os outros”. 2Tm.2.2 c.
Há na igreja pessoas que devem ser incluídas nas tarefas ministeriais. São pessoas que desejam ser ouvidas e que estão prontas para aprender e assumir compromissos na Igreja do Senhor Jesus.
É nosso papel de líder; criar e dar espaço e oportunidades para que novas pessoas sejam incluídas no ministério da Igreja. Mas ao mesmo tempo somos nós os líderes os responsáveis em capacitá-las e treiná-las para o serviço cristão.
Ensiná-las a partir das suas habilidades e dons, treiná-las para que possam servir com resultados e, além disto, requer de cada pessoa o compromisso com Deus, igreja e denominação.
4.      Promover a unidade do corpo de Cristo - a Igreja. “E, perseverando unânimes todos os dias no templo”. Atos2:47.
Uns dos mais belos exemplos da Igreja nos dias dos apóstolos; foi sem dúvida a presença da UNIDADE nas suas praticas e relacionamentos.
UNIDADE – Na linguagem do texto “Ter tudo em comum” Atos 2:44 - Proveniente do grego koinê, o termo remetente a essa palavra é KOINONIA – Melhor traduzido é COMUNHÃO (“unânimes” em Atos 2:47).
Unidade não é uniformidade (Como um tipo de vestimenta que chamamos de “uniforme da escola” tudo igual). Unidade é: mesmo reconhecendo nossas diferenças lutamos por objetivos comuns.
Outro exemplo que identificamos na Igreja de Jesus no primeiro século é a PERSEVERANÇA: “E, perseverando unânimes todos os dias...” Atos 2:47.
A perseverança denota coragem de avançar mesmo diante das tentativas de muitos de nos fazer parar! Ao contrario prosseguimos!
O Apostolo Paulo é um dos melhores exemplos de perseverança:
“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3:12-14
Unidade e Perseverança precisam ser um esforço de todos nós:
“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. Efésios 4:1-3 e 16
Para construir a unidade na nossa Igreja temos que saber: Renunciar, servir, ter empatia, ser abnegado e saber obedecer.
Renunciar – Deixar o nosso próprio “EU” para fazer prevalecer a vontade de Deus.
Servir – Entender que o serviço que prestamos é para Deus, com o objetivo de contribuir para edificação dos irmãos e salvação dos perdidos.
Ter Empatia- Colocar-nos no lugar do outro, para caminharmos juntos independente das diferenças que certamente existem entre as pessoas nas nossas igreja.
Ser Abnegado – Realizarmos as tarefas com dedicação e buscar capacitar-se constantemente.
Saber Obedecer – Termos cosnciência de que pertencemos a um “corpo”, igreja; que tem uma liderança e doutrina aos quais devemos submissão.
Assim era na igreja primitiva; é este o modelo de igreja que o Senhor deseja:
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”. Atos 2:42,44 e 46
Resultados alcançados por uma igreja unânime e perseverante:
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. Atos 2:47
APLICAÇÃO
Conselhos que devem ser observados e obedecidos para a o êxito do ministério e crescimento da igreja:
A Valorização dos ensinos e estarmos prontos para dar  testemunho do que aprendemos aos demais irmãos na igreja.
O Envolvimento das pessoas para que sejam nossos companheiros no ministério e juntos produzirmos frutos para glória de Deus!
A Capacitação dos crentes para que desenvolvam seus dons e habilidades nas diversas atividades da igreja.
A Promoção da unidade e fortalecimento da comunhão dos crentes na igreja, na pratica da oração e doutrina.

Pr. Ozéas Dias Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!