sábado, 9 de junho de 2012

JESUS, O BOM PASTOR

JOÃO 10

Objetivo: Reconhecer em Jesus o Pastor de suas vidas.

Que características tem uma ovelha que a relacionam ao ser humano?
As ovelhas precisam dos cuidados de um pastor.
Ovelhas sem pastor ficam desgarradas.
Ovelhas sem pastor ficam sem direção: Não encontrem água; não sabem retornar ao aprisco; morrem de fome porque precisam ser guiadas para encontrar alimento.

PASTOR E OVELHAS NA BÍBLIA.

Na Bíblia há vários textos que comparam as pessoas a ovelhas e Deus a um pastor.

Quando entregamos nossas vidas a Jesus, passamos experimentar um cuidado especial dele para conosco.

O Salmista descreve com propriedade os cuidados do BOM PASTOR no livro dos Salmos 23

O profeta Isaias havia anunciado que o Messias abriria sua boca em parábolas. Na parábola do Bom Pastor:
No texto de João 10. Jesus anuncia sua missão misericordiosa, cheia de ternura.
O Evangelista nos relata que os judeus não entenderam a parábola, diz o texto:  eles não entenderam do que estava dizendo” (João 10:6).
O coração deles se encheu de ódio porque não o queriam reconhecer como o Filho de Deus e “Novamente apanharam pedras para apedrejá-lo” (vs.21); e mais adiante, procuravam prendê-lo (vs.39).

O Profeta Ezequiel registra as declarações de Deus a Israel: “Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, eu sou seu Deus (Pastor); palavras do Soberano, o Senhor”. Ezequiel 34:31.

Os dois maiores personagens do VT antes de iniciarem seus ministérios; experimentaram o significado de cuidar de ovelhas:
Moises – cuidou das ovelhas de seu sogro Jetro.
Davi – cuidou das ovelhas de seu pai Jessé.

Jesus, muitas vezes fala EU SOU assim define quem Ele é: “Eu sou o caminho”. “Eu sou a verdade”. “Eu sou a vida”. “Eu sou a luz do mundo”. “Eu sou a fonte da água viva”. “Eu sou o Bom Pastor”.
Não no sentido de Pastor bom, bondoso, amoroso. Claro, Jesus é tudo isso. Mas quando se diz “Bom Pastor”, este “bom” equivale ao que dizemos de um bom caseiro, um bom pintor, um bom pedreiro: é aquele que faz bem o seu OFÍCIO.

JESUS SE DECLARA O BOM PASTOR
João 10:11 a 14

Neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a ele mesmo (vs. 11 e 14).
A razão para que duas vezes o Senhor se referisse a Ele mesmo como o bom pastor é a necessidade de que nós o reconheçamos assim!

Neste texto Jesus explica as características que distinguem o Bom Pastor:

1.O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11).
Em contrapartida, o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo (v. 12).
Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13).
Mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (veja o v. 10).

2.O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas (v. 14)
Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas.
Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4)

3.O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões.
Os versos 8 em diante contém referências a salteadores, mercenários e lobos.
Jesus se referiu aos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos.
Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).

4.O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28):
Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá rouba-las de mim.
Uma leitura do Salmo 23. Conseguimos destacar os cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando...

Conclusão.  Nós devemos orar e pedir ao Senhor:

Jesus, seja o meu Pastor; eu quero entrar pela porta do Teu Aprisco! Jesus, abre os meus ouvidos para que eu possa ouvir a Tua voz. Livra-me dos lobos, dos mercenários e dos salteadores. Jesus, por favor, dirija a minha vida de acordo com Sua perfeita vontade. Este é o meu desejo: segui-lo para sempre!

Adaptação:Pr. Ozéas Dias Gomes
Fonte: Estudo Bíblico Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!