quinta-feira, 5 de julho de 2012

AINDA HÁ ESPERANÇA.

Isaías 1:16-18
16.Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17.Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
18.Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

As revelações foram dadas a Isaías por volta de 740-680 a.C. Conforme nos primeiro vesículo nos reinados de “Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá”

“Isaías foi profeta num período crucial da história de Judá e Israel. Os reinos do Norte e do Sul haviam experimentado cerca de meio século de poder e prosperidade crescentes. Israel herdara prosperidade e decadência religiosa nos dias do Reninado de Jeroboão II. Judá, Uzias, e Ezequias foram bons reis,mas a nação já estava em declínio moral e espiritual (3:26). Lugares de cultos pagãos eram tolerados; o rico orpimia o pobre; muitos sacerdotes e profetas eram corruptos (5:7-12; 18-23; 22:12-14). A aliança entre Deus e seu povo havia sido quebrada.Por isso, o cativeiro e o juízo eram inevitáveis para judar e para Israel”. (Rota 66 – Luiz Sayão).

Este estado do povo rebelde está bem claro no texto 1:2.
1:2. “Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: "Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim”.

1.Como estão aqueles que desobedecem e são alvos do juízo divino?

1.1.Dado ao pecado, olhando para tras e separados do Senhor.
1:4 . “Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás”

1.2.Tomado de toda enfermidade do pecado.
1:5-6. “Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem está curada”.

1.3. Contaminando até o seu meio ambiente.
1:7-8. “A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos. E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada”.

1.4. Tapando os ouvidos, rejeitam a voz de Deus e são rebeldes.
1.20. Recusaram a Palavra do Senhor e foram rebeldes.
1:21. “Como se fez prostituta a cidade fiel!”
1:23. “Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva”.

1.5. Sofrendo o castigo e o juízo divino.
1:20. “Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse”.
1:28.“Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos”.

O Senhor está pronto para restaurar
1:25-27.E te tomarei pela minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza. E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça”.

2. Ainda há esperança para aqules que se arrependem dos seus pecados.

2.1. Para os que são purificados e restaurados da maldade.
1:16. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal”.

Purificam suas vidas e suas atitudes

2.2. Para os que andam em retidão.
1:17. “Aprendei a fazer o bem, praticai o que é reto, ajudai o oprimido, fazei justiça ao órfao, tratai das causas das viúvas”.

Vida de retidão produz ações justas e de boa vontade.

2.3. Para os que atendemo convite
1:18. “Vinde, pois, arrazoemos, diz O SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã”.

Mateus 11:28. “Vinde a mim, todos os que estais casados e oprimidos...”

APLICAÇÃO
Primeiro. Para aqueles que não se arrependem e por isso não mudam a sua forma de viver. O Senhor diz que rejeitará o sua devoção ou culto. 1:11-15
11."Para que me oferecem tantos sacrifícios? ", pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!
12.Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios?
13.Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade.
14.Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!
15.Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!”

Isaías 59:2. "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça".

Segundo. Para os que se arrependem dos seus pecados e têm esperança no Senhor. Ele cumpre a promessa de restauração e de cuidados.
1:19. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra”.

Mateus 11:28. “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Conclusão
Há esperança para todos os que buscam a face do Senhor com cinceridade no coração.
Há esperança para todos os que servem ao Senhor com fidelidade e disposição de obecer-lhe em tudo.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!