segunda-feira, 20 de agosto de 2012

VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO

Gálatas 5:16-26 (Verso 22).

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Gálatas 5:22

O capítulo cinco de Gálatas nos versos de 1-15 trata da liberdade cristã conquistada através do sacrifício de Jesus na cruz: “Estai, pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” 5:1.

Todo crente tem conhecimento que a liberdade é adquirida através do conhecimento e experiência com a verdade: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32.

Todo o crente É resultado do fruto do Espírito – A SALVAÇÃO EM JESUS!

Vida conduzida pelo Espírito Santo dá lugar à “Obra do Espírito”. Todos nós crentes precisamos depender totalmente de Deus que opera sua em obra em nós.

MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É:

1. Amor: O Espírito Santo opera em nós ("crentes") a consciência da excelência do amor.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece” 1 Coríntios 13:4-8

2. Alegria e Paz: Jesus através do Espírito Santo se faz presente na vida de todos nós ("crentes") em todo o tempo e em qualquer circunstância – É ESTA A ALEGRIA! E a paz vem também de Jesus que habita no interior do crente que busca estar no centro da vontade de Deus.

“Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força”. Neemias 8:10

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14:27

3. Longanimidade: que deve ser traduzido por paciência. O Espírito Santo age persuadindo todos nós ("crentes") ao exercício da paciência, principalmente quanto a esperar o tempo de Deus e ser perseverante em fazer a sua vontade.

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Romanos 12:12

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Efésios 6:18

4. Benignidade e Bondade. A obra do Espírito Santo é de encorajar ("os crentes") para o exercício da benignidade e a bondade, que deve ser traduzido por “AMABILIDADE”. É O AMOR em ação!

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros". Efésios 4:32

“Seja constante o amor fraternal”. Hebreus 13:1

5. Mansidão e Domínio Próprio (Temperança). O Espírito Santo opera em nós ("crentes") o quebrantamento para que sejam totalmente “DOMADOS” por Deus e aprendamos a ser manso e tenhamos autocontrole das ações e palavras.

“Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”. Mateus 5:5 e 9

6. Fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. O Espirito Santo opera em nós ("crentes") a capacidade de exercitar a fé conforme os ensinos de Hebreus 11. E é pela FÉ que toda as demais obras do Espírito são possíveis de ser operadas na vida do crente.

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos". Hebreus 11:1
                                                                 
APLICAÇÃO.
O Contrario disto a carne tende a prevalecer; e daí o perigo de dar lugar à carne:
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto como antes já os adverti que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”. Gálatas 5:19-21.
Importante é entender e aplicar à vida cristã: O Espírito Santo opera na vida de todos nós ("crentes") Obras que são para edificação: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Pr. Ozéas Dias Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!