quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ENQUANTO O SENHOR NÃO VEM


1ª Tessalonicenses 5:1-8 (v.23)

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. V. 23

Tessalônica é a cidade evangelizada por Paulo em sua viagem missionária logo depois da sua passagem por Filipos. (Confere com Atos 16, 17)

1ª Tess. 2:2 – “Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta”.

A primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses teve o objetivo de encorajá-los a uma vida de santidade e fidelidade a Deus, aguardando a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.

Temas principais: No capítulo 1. A necessidade de apresentar ao Senhor uma vida de fidelidade. No capítulo 2 e 3. O exercício do ministério da igreja para adoração a Deus e edificação da igreja. No capítulo 4. A busca da santidade, a pratica do amor fraternal, a disposição para o serviço cristão. E no capítulo 5. O Apostolo Paulo enfatiza a indispensabilidade do preparo do crente e da igreja para a volta de Jesus, através das praticas de vida cristã destacada principalmente nos versos 19 a 23.

Certamente Jesus voltará.

Os versos de 1ª Tess. 5:1-3 apresentam resumidamente as afirmativas de Jesus quanto ao momento marcante da grande tribulação, que antecede a Sua volta.

“1.Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
2.pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. 3.Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão”.

“Tempos e épocas”: certamente uma referencia aos sinais que antecedem a volta de Jesus.
“O dia do Senhor”: será repentinamente. “Como um ladrão à noite”.
 A destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão”. Uma referencia a grande tribulação narradas por Jesus e registradas por Mateus no capítulo 24

Mateus 24:14-21

“14.E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. 15."Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda —. 16.então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes. 17.Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma. 18.Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto. 19.Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! 20.Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado. 21.Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá”.

ENQUANTO JESUS NÃO VEM (1ª Tessalonicense 5).

            1.    Vivam como filhos da luz
Versos 4, 5 – Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas”.

2.     Sejam vigilantes e sóbrios
Versos 6, 7 – Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite”.

3.     Revistam-se do caráter divino (Fé, amor, esperança, e certeza da salvação).
Verso 8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação”.

4.     Exortem-se, edifiquem-se mutuamente.
Versos 9-11 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”.

5.      Reconheçam os que vos lideram
Versos 12, 13 – Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros”.

6.     Cuidem dos enfraquecidos e desanimados
Versos 14, 15 – Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos”.

7 Sigam os conselhos de Praticas da Vida cristã.
Versos16-22-16.Alegrem-se sempre.17.Orem continuamente. 18.Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.19.Não apaguem o Espírito. 20.Não tratem com desprezo as profecias, 21.mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. 22.Afastem-se de toda forma de mal”.

APLICAÇÃO
Enquanto Jesus não vem – Verso 23
- O Deus de paz seja convosco.
- Vos santifiquem completamente (corpo e alma).
- Para que sejam conservados irrepreensíveis para a volta de Jesus Cristo.

FIEL É DEUS QUE NOS CHAMOU E NOS SALVOU. ELE FARÁ ISSO! Verso 24.

Veja também os esboços:

AINDA NÃO O FIM
REALIDADE OCULTA

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!