VIDA PLENA


MANIFESTO DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
PL 122/2006

Sobre a liberdade de expressão e orientação sexual do povo brasileiroDiante da tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei Complementar nº 122/2006, aprovado pela Câmara dos Deputados (PL 5003/2001), que pretende punir como crime qualquer tipo de reprovação ao homossexualismo, a Convenção Batista Brasileira manifesta a sua preocupação com o futuro da sociedade brasileira, caso a lei venha a ser aprovada.

Preocupa ao povo batista a aprovação de uma lei que privilegia uma minoria, em detrimento do direito de todos. Reconhecemos o direito dos homossexuais a um tratamento digno e igualitário, ao mesmo tempo em que defendemos a liberdade fundamental de formar e exprimir juízos, favoráveis ou desfavoráveis, nas questões de orientação sexual. Entendem os batistas que a aprovação do referido Projeto de Lei pode resultar no aumento da subversão de valores morais e espirituais que destroem a família e enfraquecem a nação brasileira. Por isto, decidimos vir a público reafirmar nossas posições bíblicas e históricas sobre os princípios e os valores que sustentam a liberdade de consciência, as religiões e a vida em sociedade.

1- Cremos que todos têm direito, outorgado por Deus, de ser reconhecidos e aceitos como indivíduos, sem distinção de raça, cor, credo ou cultura; de ser parte digna e respeitada da comunidade; de ter a plena oportunidade de alcançar o seu potencial. Todas as pessoas foram criadas à imagem de Deus, razão porque merecem respeito, consideração, valor e dignidade.

2- Cremos no direito à liberdade de consciência e de expressão religiosa. Cada pessoa é plenamente livre perante Deus, em todas as questões de consciência e tem o direito de abraçar ou rejeitar religião, bem como de testemunhar sua fé religiosa, propagar e ensinar a verdade como a entenda, e até de mudar sua crença, sempre respeitando os direitos e as convicções dos outros.

3- Cremos que cada pessoa é preciosa, insubstituível e moralmente responsável perante Deus e o próximo. Cremos no direito à liberdade de escolha e aprovação dos princípios e dos valores que regem a convivência e a conduta, na família e na sociedade.

4- Cremos que Deus criou o ser humano, macho e fêmea, com direitos iguais e diferenças sexuais. Essas diferenças se baseiam na constituição física, na forma de ser, de perceber o mundo, de reagir e de relacionar-se. Deus criou macho e fêmea, para que se completem e cooperem com ele na criação e na formação da humanidade.

Uma vez que, não podendo nos calar diante do alto risco de degradação social e do surgimento de perseguição religiosa motivada por aqueles que se sentirem discriminados:

1- Conclamamos os representantes do povo no Senado e nas demais instâncias da República, cidadãos e líderes de instituições sociais e religiosas, bem como os pais e formadores de opinião a que se unam para defender o respeito à pessoa e a garantia dos direitos individuais, lutando a favor de uma sociedade na qual prevaleça a dignidade de todos.

2- Conclamamos todos os cristãos a proclamar e ensinar toda a verdade, conforme revelada nas Sagradas Escrituras, inclusive as orientações nelas contidas sobre a natureza da sexualidade humana. Não podemos negar que Deus Criador, o Senhor dos senhores, justo Juiz de toda a terra, condena o homossexualismo, conquanto ame os que o praticam, oferecendo-lhes o perdão e a graça que restauram a dignidade humana.

3- Conclamamos todos os cidadãos a cultivar uma convivência pacífica e respeito ao próximo, mantendo a respeitabilidade e o pudor nas que privilegia uma minoria, em relações sociais. Reconhecemos que ninguém tem o direito de coibir a escolha sexual de quem quer que seja. No entanto, essa norma não pode impedir que qualquer cidadão tenha o direito de considerar impróprio e inconveniente ou de qualificar como imoral ou inaceitável o comportamento homossexual.

A aprovação de uma lei não pode ferir as conquistas adquiridas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma em seu artigo XIX: “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Conscientes do exercício da nossa cidadania, faremos tudo o que for possível e justo, a fim de que construamos uma sociedade cada vez mais firmada nos valores éticos, morais e espirituais inspirados nas Sagradas Escrituras. Assim sendo, unimos-nos aos demais esforços para salvar o Brasil da degradação moral e da perseguição religiosa, bem como deixarmos um legado de justiça, paz e prosperidade para as futuras gerações.

Rio de Janeiro, maio de 2007

Pr. Oliveira de Araújo
Presidente da Convenção Batista Brasileira

Pr. Sócrates Oliveira de Souza
Diretor Executivo da Convenção Batista Brasileira

==============================================================
Alerta à Nação Brasileira

Um dos papeis da Igreja na sociedade é ser uma consciência profética capaz de ajudar a cada ser humano (entendido como um indivíduo livre e competente diante de Deus e dos homens, vivendo em uma sociedade pluralista) a discernir valores essenciais que norteiam os relacionamentos em todas as suas dimensões.

É nesse contexto que os batistas – integrantes de uma denominação cristã que, ao longo de toda a sua história, defende a liberdade religiosa, de consciência e de expressão – se manifestam para alertar sobre os perigos que a sociedade brasileira corre diante das novas conjunturas sociais aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que estão sendo propaladas por leis que tramitam no Congresso Nacional e por ações promovidas pelo Executivo.

Assim, alertamos para o perigo:

• De construir uma sociedade em que a legalidade pode ser estabelecida pelos interesses políticos e inclinações pessoais, como ocorreu no caso da releitura contraditória feita pelo STF do artigo 226 da Constituição Federal. O artigo diz:

“Art 226 - A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§3o – Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
§4o – Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
§5o – Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Quando uma casa que tem como principal missão defender a Constituição a rasga, corremos o perigo de viver um Estado jurídico de exceção, ao qual a nação brasileira não deseja retroceder.

• De destruir o conceito de família (que não é só cristão, mas universal e multicultural) para reconstruí-lo sob a égide somente da afetividade e não em toda a dimensão de suas funcionalidades como base da sociedade.
• De criar uma sociedade em que os valores essenciais são relativizados, pois onde tudo é relativo nada sobra para apoiar os alicerces do nosso futuro.
• De viver em uma sociedade que abandona os valores divinos revelados nas Escrituras Sagradas, pois a História, desde os tempos bíblicos, têm demonstrado que sociedades que abandonaram os valores mais elementares implodiram por perderem os seus pilares sustentadores – ainda que tenham sido, em algum momento, grandes potências no contexto universal.

Tais atitudes nada mais são do que a iniqüidade institucionalizada. Assim, conclamamos a sociedade brasileira a continuar mostrando que existem opiniões divergentes. Sem discriminação e com respeito a cada indivíduo, tais manifestações visam a defesa de valores pessoais e sociais, com integridade. Somente quando todos os segmentos da sociedade se expressam é que as forças políticas de nossa nação se sensibilizam para obviedade dos valores essenciais, como no caso recente da decisão de nossa presidente, Dilma Rousseff, ao impedir a distribuição do chamado “kit contra a homofobia ” nas Escolas Públicas.

Curitiba, 27 de maio de 2011

Pr. Paschoal Piragine Jr.
Presidente da Convenção Batista Brasileira.


Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Convenção Batista Brasileira e com a inclusão do link para http://www.batistas.com/
=============================================================
MANIFESTAÇÃO EM BRASILIA.
http://www.moginews.com.br/materias/matimp.aspx?idmat=94595

EVANGÉLICOS FAZEM MANISFESTAÇÃO NA EXPO CRISTÃ EM SÃO PAULO
http://www.pesformosos.org.br/?pg=ver_artigo&id=532&t=evangelicos-fazem-manifestacao-contra-pl-122-na-expo-crista

JUIZ ANULA CONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL ENTRE HOMOSSEXUAIS
Em maio, STF reconheceu efeitos da união civil para casais gays.
Para juiz Jeronymo Villas Boas, Supremo ‘mudou a Constituição’.
=============================================================
VIDA PLENA E SERVIÇO CRISTÃO.
Filipenses 2:1-16
       
1. Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,
2. completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
3. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
4. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
5. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
6. que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
7. mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
8. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
9. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
11. e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
12. Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
13. pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
14. Façam tudo sem queixas nem discussões,
15. para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,
16. retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.

A Igreja de Filipos foi fruto da segunda viagem missionária do Apostolo Paulo, acompanhado de Silas e Timóteo. Foi em Filipos que Lídia e sua família; e o Carcereiro e sua família; foram batizados após receberem o testemunho dos missionários com respeito a Jesus "Crê no Senhor Jesus e será Salvo" (Atos 16)

Vida Plena e Servir ao Senhor:
Fazer o Serviço da Igreja do Senhor Jesus é o privilégio dos crentes, deve buscar sua capacitação e colocar-se a disposição para servir com alegria através do seus talentos e dons.

“Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres”. Salmos 100:2.

“Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor”. Salmos 2:11

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor”. Josué 24:14

“O Serviço a Deus é um padrão de atividade, que vai além das Liturgias da Lei, ou da organização da Reunião cultual, dos dias de hoje”. (Varela)

A Plena satisfação do serviço que apresentamos ao Senhor consiste:

  1. Na motivação para o serviço. “Nós temos alguma motivação” Filipenses 2:1.
- Amor fraternal entre os irmãos na igreja.
- Comunhão no Espírito.
- Compaixão

  1. Na unidade da igreja. “Tendo o mesmo modo de pensar” v. 2
- O mesmo amor
- Um só espírito
- Uma só Atitude

  1. Na humildade do crente que serve. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade”. V.3, 4
- Considerando os outros superiores a você mesmo – quais os valores que os outros podem agregar à organização?
- Cuide dos interesses dos outros.

  1. Na atitude de Servo. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. Vs. 5-11
- “Mas esvaziou-se a si mesmo, VINDO A SER SERVO, tornando-se semelhante aos homens”
- Disse Jesus: “Filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Mateus 20:28.

  1. Nas marcas do Servo que quer apresentar ao Senhor um SERVIÇO PLENO.
Os versos 12-16 apresentam algumas marcas que são indispensável ao serviço cristão:
- Obedecer aos pricípios da Palavra: “Assim como sempre obedecestes” v.12.
- Colocar em ação a salvação: “ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor” v. 12.
- Submeter-se à Vontade do Espírito Santo, para a capacitação através dos dons distribuídos para edificação dos crentes: “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o efetuar” v. 13.
- Agir com paciência, sem queixas e nem contendas. V. 14.
- Servir como Filhos de Deus: “puros, irrepreensíveis, inculpáveis no meio dessa geração corrompida e depravada” v. 15
- Replandecer a luz que há no seu interior: “Na qual vocês brilham como estrelas no universo”. V.15
- Reter a Palavra da Vida, para que seja PLENO no seu serviço: “Retendo firmemente a Palavra da Vida” v.16

Aplicação
Possibilidades para o crente através do Serviço cristão:
- Desenvolver os seus talentos
- Buscar os melhores dons (1 Corintios 12:31)
- Encorajar-se para o aprimoramento, e a capacitação para o serviço
- Glorificar ao Senhor com o seu serviço
- Ajudar na edificação da Igreja
- Frutificar através do serviços apresentando ao Senhor - “Vidas Plenamente Salvas”.